(48) 3533-2000



Novidades



Cavalo Crioulo

Cavalo Crioulo

10/10/2019

crioulo é uma raça de cavalo brasileira. É originário dos animais de sangue andaluz e berbere, introduzidos no continente americano pelo aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca nos primeiros anos após o descobrimento do Brasil, e também os padres jesuítas Cristóvão de Mendonça e Pedro Romero, em localidades que hoje é o Rio Grande do Sul, em 1634.[1] Paralelamente, as criações foram se perdendo da comitiva de Cabeza de Vaca durante as suas campanhas, na região, e passaram a se criar livremente nas planícies do conesul do continente americano, vivendo em estado selvagem por cerca de quatro séculos. Nesse período, as duras condições do clima acabaram criando, através da seleção natural, uma raça extremamente resistente a alta amplitude térmica, quanto à seca e à falta de alimento. Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados.

Dentro de sua origem Andaluz, provém de cruzamentos entre exemplares de perfil de cabeça convexa e semi-convexa (libicos e garranos).[2]

Assim como os mustangues norte-americanos, os animais que deram origem à raça crioula eram caçados e domados tanto pelos índios cavaleiros, os charruas, quanto pelos estancieiros.

Atualmente, a raça crioula está espalhada por todo o Brasil, mas especialmente no Rio Grande do Sul, onde está o principal símbolo da raça, os descendentes de La Invernada Hornero-, de Uruguaiana.

A principal prova de seleção da raça no Brasil é o Freio de Ouro. Essa prova envolve manobras e provas com gado. A grande final acontece todos os anos na Expointer, em Esteio-RS-Brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crioulo_(cavalo)

Com um alcance de mais de 60 cidades, a Mampituba FM é
uma incrível ferramenta de divulgação para sua empresa.

Anúncie Conosco