(48) 3533-2000



Novidades



Danças Gaúchas

Danças Gaúchas

04/06/2018

As danças gaúchas são algumas das mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVIII.

O Rio Grande do Sul iniciou seu processo de formação dois séculos e meio após a descoberta do Brasil; assim sendo, o estado mais meridional da União sentiu sua principal influência: a profunda mestiçagem cultural que dois séculos de povoamento haviam elaborado no Brasil.

As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.

Segundo Paixão Côrtes (1997), a primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas integravam as festas regionais do Rio Grande do Sul e hoje são divulgadas e praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore gaúcho. Tamanho é o seu alcance que existem CTGs espalhados por 23 estados brasileiros além dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal.

A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha. Estes bailados espanhóis constituíram o primeiro ciclo/geração coreográfica de formação das danças populares brasileiras.

Passando pela corte de Luiz XIV com o “Minueto”, pela Inglaterra com a “Country Dance” e, finalmente com a “Valsa” chega a Paris onde a vida social sofria influência de muitos fatos mundialmente significativos, e se espalhava por todo o círculo cultural ocidental: novas ideias, novas técnicas, novas modas, logo, novas danças.

As danças tradicionalistas são acompanhadas de músicas típicas gaúchas. Nestas prepondera o som do acordeom, também conhecida como gaita, violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão.

Pela tradição Gaúcha a dama é chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”.

http://wikidanca.net/wiki/index.php/Dan%C3%A7as_Ga%C3%BAchas

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Com um alcance de mais de 60 cidades, a Mampituba FM é
uma incrível ferramenta de divulgação para sua empresa.

Anúncie Conosco